Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2410
Título: ABORDAGEM DA SILICOSE COMO DOENÇA OCUPACIONAL
Autor(es): CUNHA, JEFFERSON ANDERSON ARAÚJO
MENDES, MAXIENE SOUSA
GONZAGA, REYNALDO ALMEIDA
Palavras-chave: Educação em saúde
Data do documento: 2013
Resumo: A silicose é uma doença ocupacional irreversível e crônica, causada pela inalação de sílica desencadeando um processo de fibrose. É a pneumoconiose mais prevalente no Brasil e no resto do mundo, pois apresenta um difícil diagnóstico, e não possui tratamento específico. Este estudo teve como objetivo estudar os aspectos clínico-epidemiológicos e terapêuticos da silicose, considerando a literatura especializada. Realizou-se uma revisão de literatura especializada, utilizando as bases de dados digitalizados e impressos (livros, revistas e artigos científicos) relativas ao tema dos últimos 15 anos. Foram abordados os seguintes tópicos: o uso da sílica, exposição ocupacional a sílica, silicose (conceito, epidemiologia, fisiopatologia, classificação, diagnóstico, tratamento, prevenção) e legislação atual sobre controle de silicose. Através de pesquisa bibliográfica, constatou-se que faz-se necessário investir em prevenção e educação em saúde, afim de diagnosticar precocemente a silicose para que se reduza as complicações e melhore a qualidade de vida das pessoas expostas.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2410
Aparece nas coleções:Enfermagem de Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de JEFFERSON ANDERSON ARAÚJO CUNHA;MAXIENE SOUSA MENDES;REYNALDO ALMEIDA GONZAGA.pdf476.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.