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Título: A INSERÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): SANTOS, ANA LOURDES COSTA
Palavras-chave: jogos digitais
Ensino fundamental
Data do documento: 2023
Resumo: Os avanços tecnológicos ocorrido nas últimas décadas, ampliou o uso de recursos digitais nas escolas, com um aumento consideravel o consumo de jogos sendo cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Contudo, é possível observar que, mesmo com o aumento do uso dessas ferramentas, ainda encontramos resistência quanto ao emprego desses recursos tecnológicos como ferramentas de auxílio à aprendizagem, principalmente quando tratamos de jogos digitais. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar a inserção de jogos digitais como recurso de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como verificar se a escola tem recursos de jogos pedagógicos digitais; identificar quais os tipos de jogos pedagógicos digitais a escola utiliza e a relevância da utilização desses recursos como ferramenta de ensino- aprendizagem. Esse estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, com base nas principais fontes teóricas: Damasceno; Santos (2013), Savi; Ulbricht (2015), Pereira (2017), Carvalho (2018), LDB (2018). Também houve uma avaliação diagnóstica como coleta de dados, com a utilização de um questionário semiestruturado direcionado aos professores, por meio do Forms Google ®, composto por 7 perguntas fechadas acerca da prática dos jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, a metodologia de aprendizagem aplicada nesse contexto obteve resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2513
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