Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2516
Título: AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: o aluno protagonista
Autor(es): MOTA, RAYSSA DE MOURA
Palavras-chave: Metodologias ativas.
Aluno protagonista
Data do documento: 2023
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo sobre as metodologias ativas e a formação de um aluno protagonista. Nessa perspectiva, essas metodologias se referem a um processo de ensino que coloca no aluno o protagonismo de sua própria aprendizagem através de diversos mecanismos, tornando o processo atraente de forma que capte a atenção e interesse do aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo é investigar o referido processo nas práxis pedagógicas de ensino-aprendizagem, com fulcro a compreender e investigar as possibilidades e desafios da prática, assim como, a relação entre tais e o aluno protagonista. Os principais teóricos abordados foram Moran, Dewey e Berbel, dentre outros. O método desta pesquisa utilizou revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com 10 educadores da educação básica de São Luís/MA. Constatou-se que as metodologias ativas estão sendo exploradas, porém, com alguns desafios, como por exemplo, a falta de recursos, impactando diretamente na formação do aluno protagonista.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2516
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAYSSA VERSÃO FINAL 2.0.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.