Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost/jspui/handle/123456789/2516
Título: | AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: o aluno protagonista |
Autor(es): | MOTA, RAYSSA DE MOURA |
Palavras-chave: | Metodologias ativas. Aluno protagonista |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo sobre as metodologias ativas e a formação de um aluno protagonista. Nessa perspectiva, essas metodologias se referem a um processo de ensino que coloca no aluno o protagonismo de sua própria aprendizagem através de diversos mecanismos, tornando o processo atraente de forma que capte a atenção e interesse do aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo é investigar o referido processo nas práxis pedagógicas de ensino-aprendizagem, com fulcro a compreender e investigar as possibilidades e desafios da prática, assim como, a relação entre tais e o aluno protagonista. Os principais teóricos abordados foram Moran, Dewey e Berbel, dentre outros. O método desta pesquisa utilizou revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com 10 educadores da educação básica de São Luís/MA. Constatou-se que as metodologias ativas estão sendo exploradas, porém, com alguns desafios, como por exemplo, a falta de recursos, impactando diretamente na formação do aluno protagonista. |
URI: | http://localhost/jspui/handle/123456789/2516 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RAYSSA VERSÃO FINAL 2.0.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.