Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, AMANDA GOMES DOS-
dc.date.accessioned2024-03-02T13:59:28Z-
dc.date.available2024-03-02T13:59:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/2521-
dc.description.abstractNos últimos anos, a educação tem sido profundamente impactada pela ascensão da Pedagogia Digital e o uso crescente de Recursos Educacionais Abertos (REA). Este estudo busca analisar a gestão de REA na Pedagogia Digital em ambientes de ensino na Educação Básica, adotando uma abordagem baseada na visão construtivista de teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky, os quais destacam a importância da construção do conhecimento a partir da interação com o ambiente e dos pares. Além disso, a pesquisa se alinha com a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação como um processo dialógico e transformador. Segundo o autor, a potencialidade transformadora das tecnologias está intrinsecamente ligada à intencionalidade por trás de sua implementação. A frase “Depende de quem usa a favor de quê e de quem e para quê” (FREIRE, 1995, p. 98) ressalta a necessidade de uma abordagem consciente e orientada para objetivos na integração de tecnologias educacionais. Nesse sentido, a reflexão crítica sobre o uso dessas ferramentas torna-se crucial para promover uma educação que verdadeiramente estimule a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Dessa forma, os resultados apontam que o uso de tecnologia e REA na educação tem se tornado uma tendência significativa, com o potencial de aprimorar a qualidade do ensino, a acessibilidade e a personalização da aprendizagem, fornecendo insights valiosos para educadores e gestores escolares, com o objetivo de promover uma educação de maior qualidade e acessibilidade por meio da gestão estratégica de Recursos Educacionais Abertos na era da Pedagogia Digital.pt_BR
dc.subjectPedagogia digitalpt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.titlePEDAGOGIA DIGITAL: A GESTÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA GOMES DOS SANTOS - TCC FINAL.pdf916.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.