Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2546
Título: SAÚDE OCUPACIONAL, PREVIDÊNCIA E SEGURADO ESPECIAL Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário da dorsalgia entre trabalhadores rurais maranhenses – relato de experiência em Coroatá-MA
Autor(es): OLIVEIRA, JORGE ALBERTO AMORIM
Palavras-chave: Dorsalgia
Previdência Social
Data do documento: 2013
Resumo: O presente estudo enfatiza, com base no relato de experiência, o papel do sistema previdenciário brasileiro na análise de experiências entre trabalhadores rurais de Coroatá, no Maranhão. Para a construção argumentativa, o estudo buscou analisar os dados emitidos pelo Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) sobre 30 trabalhadores rurais atestados na categoria de segurados especiais, que adentraram no processo de perícia da entidade como portadores de dorsalgia. O objetivo do estudo se correspondeu quanto à identificação de prevalência de trabalhadores rurais acometidos por transtornos osteomusculares característicos e sua correlação enquanto à prática laboral exercida, de maneira a correlacionar a ocupação quanto ao risco epidemiológico de desenvolvimento de doenças e transtornos como as dorsalgias, e da possibilidade de concessão de benefícios previdenciários à categoria de segurado especial, em decorrência da invalidação laboral, temporário ou permanentemente. Com base na análise do conteúdo emitido por outros estudos, o presente estudo destaca a função do médico perito, sobretudo no que condiz à contribuição quanto à presença do Estado no contexto do trabalho rural, bem como da expansão do significado de justiça social, saúde e assistência social.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2546
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de JORGE ALBERTO AMORIM OLIVEIRA.pdf797.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.