Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2561
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES CADASTRADOS NO PROGRAMA DO HIPERDIA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SÃO BENTO - MA
Autor(es): COSTA, ANTONIO JOSÉ PEREIRA
FONSECA, BRUNA CONDE CARVALHO
ARAÚJO, CRISTIANE DE PAIVA
Palavras-chave: Hiperdia
Diabetes Mellitus
Hipertensão Arterial
Data do documento: 2013
Resumo: O Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus teve como objetivo o estabelecimento de diretrizes e metas para a reorganização da atenção aos usuários acometidos por essas doenças, por meio da atualização dos profissionais de saúde da rede básica, da garantia de acompanhamento ambulatorial sistemático e de qualidade. Nesse Plano foram traçados objetivos quanto à identificação, ao cadastro e à vinculação dos usuários com hipertensão arterial e diabetes mellitus às Unidades Básicas de Saúde, a implantação de protocolos de atenção à saúde, a reorganização dos serviços para o atendimento em saúde destes usuários, a garantia de acesso aos medicamentos e a aquisição de insumos necessários para o tratamento medicamentoso. Diante da realidade de atuação do enfermeiro no Atendimento aos pacientes portadores de Hipertensão e Diabetes, emerge a inquietação que direcionou-nos para a formulação de um projeto de pesquisa de pós-graduação, o qual objetivou analisar a eficácia do Programa Hiperdia, bem como evidenciar a problematização em relação ao programa, a distribuição de medicamentos específicos a esse público e informações pertinentes sobre à atuação do programa Hiperdia dentro do PSF. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde foi observado todos os critérios para execução do Programa Hiperdia e comparado ao preconizado pelo Ministério da Saúde. O estudo foi realizado no PSF de uma Unidade Básica de Saúde em São Bento– MA. Os dados coletados foram armazenados em um banco de dados do aplicativo Excel versão 3.5.1. Foi realizada análise descritiva dos dados cujos resultados observados serão apresentados em tabelas e quadros. Os resultados encontrados mostram que dos entrevistados 78 são mulheres e 60 homens, de faixa etária entre 25 a 86 anos, possuíam renda na faixa de 1 a 4 salários mínimos, tendo como principal ocupação, a condição de aposentado. Em relação à escolaridade, a maioria possuíam apenas o 1° grau incompleto (60%) e 62,32% são portadores de Hipertensão Arterial, 16,7% são portadores de Diabetes e 21% são portadores das duas doenças, 104 pessoas (75,3%) relataram seguir uma dieta adequada e somente 60 pessoas (43,5%) admitiram realizar exercícios regularmente. A prevalência geral do abandono do tratamento foi de 45%, e os dados obrigatórios referentes à pressão arterial (PA), cintura, peso e altura do usuário não foram informados em vários formulários. Chegou - sea conclusão que, o Programa Hiperdia apresenta algumas dissonâncias entre a teoria e sua prática, existindo uma discordância entre os dados gerados pelo sistema e os dados levantados durante a busca no cadastro do paciente na Unidade. Acredita-se também que o comprometimento do profissional enfermeiro possa contribuir efetivamente para o sucesso deste programa e da melhoria da qualidade de vida destes pacientes.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2561
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de ANTONIO JOSÉ PEREIRA COSTA;BRUNA CONDE CARVALHO FONSECA;CRISTIANE DE PAIVA ARAÚJO.pdf371.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.