Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/2569
Título: ERGONOMIA EM AMBIENTE DE TERAPIA INTENSIVA: ATIVIDADES OCUPACIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autor(es): CHAGAS, BETIANA GOMES
MOURÃO, JEISA DA SILVA NERES
RAPOSO, MAYARA OLIVEIRA
OLIVEIRA, LUANA CARLA LEAL
Palavras-chave: Ergonomia
Data do documento: 2014
Resumo: O trabalho é um fator intrínseco a vida do homem produtivo, ocupando horas do seu dia, contribuindo para a formação da sua identidade e subjetividade. Os profissionais de enfermagem exercem suas atividades laborais em locais onde a insalubridade é evidente, estando expostos a riscos ocupacionais causados por fatores biológicos, químicos, físicos, mecânicos, psicossociais e ergonômicos, os quais podem ser prejudiciais à saúde levando-os a predisposição de acidentes no trabalho e a desenvolverem doenças ocupacionais, como lombalgias, devido à postura corporal incorreta. O objetivo deste artigo é discutir determinadas condições ergonomias do trabalho que causam lesões. A fundamentação teórica, por sua vez, engloba aspectos históricos, e objetivos da ergonomia. A maioria dos profissionais são do sexo feminino foi predominante entre os entrevistados onde 68,5% são técnicos de enfermagem com idade entre 28,94% 26 a 28 anos, 26,32% 29 a 32 anos, 10,53% 33 a 35 anos, 13,16% 38 a 40 anos, 5,27% 45 a 46 anos. Conclui-se de acordo com a faixa etária dos profissionais participantes da pesquisa que a maioria tem idade entre 26 a 32 anos 55,26%. Os riscos ocupacionais existentes entre os técnicos de enfermagem obteve-se nos riscos psicossociais 33,3%, levantamento de peso e 22,8% postura corporal inadequada, quanto aos riscos biológicos, 22% exposição à infecção e doenças, 24,2% falta de EPI´s; quanto às situações anti-ergonômicas 22,7% risco de acidentes, 20,9% postura corporal inadequada e 20,9% números insuficiente de trabalhadores, quanto aos riscos físicos 64,3% estresse e 60% ruídos, riscos químicos 28,6% contato com produto de limpeza, 58,5% contato com medicamento e 28,6% contato com detergente. Os riscos ocupacionais existente entre 12 profissionais enfermeiros de acordo com os riscos ocupacionais 25% ambiente estressante, quanto aos riscos sobre os riscos biológicos 30% exposição à infecção e doenças, as situações anti-ergonômicas mostra-se 40% postura corporal inadequada, sobre os riscos físicos obteve-se 50% ruídos e estresse, quanto aos riscos químicos 50% contato com medicamento, sobre os riscos físicos obteve-se 50% ruídos e estresse. Torna-se relevante buscar tal conhecimento, pois ele pode significar a abertura para possibilidades de mudanças, que poderão trazer repercussões positivas nas vidas desses enfermeiros, na instituição na qual estão inseridos (as), e também ajuda-los a manter corretamente uma boa postura corporal ao realizar suas atividades.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/2569
Aparece nas coleções:Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de BETIANA GOMES CHAGAS; JEISA DA SILVA NERES MOURÃO; MAYARA OLIVEIRA RAPOSO; LUANA CARLA LEAL OLIVEIRA.pdf533.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.