Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/260
Título: A importância da nutrição comportamental frente aos transtornos alimentares: uma revisão narrativa
Autor(es): Barbosa, Graziele
Palavras-chave: transtornos alimentares
transtorno de ruminação
transtorno alimentar restritivo
anorexia nervosa
bulimia nervosa
transtorno de compulsão alimentar
complicações médicas
risco nutricional
tratamento
nutrição comportamental
entrevista motivacional
comer intuitivo
terapia cognitivo comportamental
Data do documento: Abr-2022
Editor: Graziele Andrade Barbosa
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão narrativa sobre transtornos alimentares e sua relação com a nutrição comportamental. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa que se deu por meio da seleção de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Pubmed e Science Direct nos períodos entre 2016 e 2021 utilizando os seguintes descritores em português e em inglês: transtornos alimentares; pica, transtorno de ruminação, transtorno alimentar restritivo/evitativo, anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar, complicações médicas, risco nutricional, tratamento, nutrição comportamental, técnicas de nutrição comportamental, entrevista motivacional, comer intuitivo, comer com atenção plena e terapia cognitivo comportamental. Resultados: Esta revisão pontuou uma série de estudos a respeito da eficácia de três de quatro abordagens (Terapia Cognitivo Comportamental; Comer com Atenção Plena ou Mindful Eating e Comer Intuitivo) dentro da nutrição comportamental para o tratamento de Transtorno alimentar restritivo/evitativo; Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa e Transtorno de Compulsão Alimentar. Conclusão: Na literatura revisada para elaboração deste trabalho, dos artigos analisados, foi demonstrado que dentro da nutrição comportamental três de quatro abordagens (Terapia Cognitivo Comportametnal; Comer com Atenção Plena ou Mindful Eating e Comer Intuitivo) foram importantes positivamente para o tratamento de quatro (Transtorno alimentar restritivo/evitativo; Anorexia Nervosa; Bulimia Nervosa e Transtorno de Compulsão Alimentar) dos seis transtornos alimentares descritos no DSM-5. Para os demais transtornos alimentares e abordagens utilizadas pela nutrição comportamental não foram encontrados artigos científicos que relacionassem os assuntos. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas por se tratar de um assunto pouco explorado e com pouco material científico publicado.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/260
Aparece nas coleções:Produção e Inovação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da nutrição comportamental frente aos transtornos alimentares.pdfTCC Pós-graduação675.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.