Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/770
Título: A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO
Autor(es): FERREIRA, ENNIO DE FÁTIMA
FREIRE, FÁBIO DE JESUS MARTINS
SILVA, JEANE NUNES DA
Palavras-chave: Sistema único de Assistência Social
Política pública de Assistência social
Data do documento: 2012
Resumo: Análise do processo de implementação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS – em Santo Amaro do Maranhão – Maranhão. Este estudo tem como principal objetivo contribuir para discussão sobre os limites e os avanços do município no que tange a implementação do SUAS, dando ênfase a necessidade de sua concretização, que ainda é impedida pelo traços históricos que permeiam a Política de Assistência Social: assistencialismo, patrimonialismo e clientelismo. Ainda assim, percebeu-se que o gestor da política e alguns técnicos compreendem esta como direito de cidadania, mas é preciso que a Secretaria de Assistência Social e CRAS desenvolvam um trabalho metodológico no sentido de potencializar os usuários para que esses sujeitos se reconhecerem como detentores de direitos. Finaliza-se este trabalho apontando caminhos que levam a uma implantação e implementação efetiva e eficaz do SUAS, além de mostrar a necessidade de aprimoramento da ação estatal no tocante à ampliação de sua responsabilidade pública, no campo social, mas sobretudo, no âmbito da dinamização dos conselhos para que a população venha efetivamente exercer o controle social da Política de Assistência social no município de Santo Amaro do Maranhão.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/770
Aparece nas coleções:Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gestão Pública 2012 - Jeane Nunes da Siva, Fábio de Jesu.pdfA GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO526.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.