Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/803
Título: REABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DA GERÊNCIA EXECUTIVA DE SÃO LUÍS NO ANO DE 2011: subsídios para conhecimento do serviço
Autor(es): COSTA, ÉRICA AMANDA PEREIRA
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Saúde do trabalhador-reabilitação profissional
Segurança no trabalho
Data do documento: 2012
Resumo: Trata-se se um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo, cujo objetivo é traçar o perfil da clientela atendida e do próprio funcionamento do serviço de Reabilitação Profissional de uma Agência da Previdência Social pertencente a Gerência Executiva de São Luís-MA. Foram utilizados como base de dados os prontuários de atendimento do setor referentes aos segurados encaminhados ao Programa de Reabilitação Profissional de janeiro a dezembro de 2011. De um total de 143 clientes referenciados ao serviço, 96 foram atendidos através da Avaliação Conjunta pelo Perito Médico Previdenciário e o Responsável pela Orientação Profissional, dos quais 76 foram considerados elegíveis para cumprimento do programa. Destes 76 segurados, 18 tiveram conclusão do processo ainda em 2011, sendo 9 com retorno ao trabalho, e 58 permaneciam no programa ao final do ano. O Índice de Segurado Reabilitado para o serviço avaliado foi de 23,7%, ficando em nível de atenção com relação aos parâmetros de avaliação institucional e que requer estudo mais aprofundado sobre as causas do baixo índice verificado. Com relação a caracterização dos trabalhadores atendidos, houve predomínio de homens, com vínculo empregatício registrado, que exercem atividades que exigem esforço físico e/ou posições viciosas e adoeceram de patologias do sistema osteomuscular. A escolaridade e a faixa etária encontrada foram acima das verificadas em outros estudos. Ressaltam-se ainda os índices favoráveis de encaminhamento da perícia médica ao serviço de Reabilitação Profissional. Conclui-se pela importância dos dados obtidos para elaboração de instrumentos de gestão no setor, para melhoria dos índices verificados.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/803
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Medicina do Trabalho Laboro turma 3.pdf396.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.