Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/806
Título: ESTRESSE OCUPACIONAL: Síndrome de Burnout entre profissionais da estratégia de Saúde da Família em dois municípios da grande São Luis - Raposa e Paço do Lumiar
Autor(es): OLIVEIRA, MANOELA MENDES BARTISTA DE
Palavras-chave: estresse ocupacional
profissionais de saúde
Síndrome de Burnout
Data do documento: 2012
Resumo: Todos os seres humanos vivem situações de estresse e os fatores extremos podem aparecer em qualquer etapa da vida. O trabalho como desencadeador de sofrimento e doença causados pelo estresse físico e psicológico leva o profissional ao estresse ocupacional e conseqüentemente ao extremo com a Síndrome de Burnout. O presente estudo teve como objetivo identificar a prevalência dos sintomas da Síndrome de Burnout em profissionais da área de saúde que atuam em unidades básicas de saúde dos municípios de Raposa e Paço do Lumiar. Trata-se um estudo descritivo, com análise quantitativa dos dados. Onde estes foram obtidos dados sócio-demográficos, fatores preditores e os sintomas somáticos relacionados á Síndrome de Burnout por um questionário estruturado, auto-aplicável e pelo instrumento validado Maslach Burnout Inventory (MBI). A coleta ocorreu entre os dias 10/12/2011 a 31/01/2012, envolvendo classes diferentes de profissionais como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem dentro de duas unidades básicas de saúde de Raposa e Paço do Lumiar nos turnos da manhã e da tarde. Os dados foram registrados e avaliados com auxilio do programa Epi-Info 2008, versão 3.5.1. Os resultados nos permitem observar que: uma significativa porcentagem de trabalhadores inseridos na estratégia de saúde da família dos municípios de Raposa e Paço do Lumiar encontram-se na fase inicial (44,4%) e na fase avançada da Síndrome de Burnout (40,7%). A compreensão final é que o estresse está intimamente presente nos profissionais da área de saúde, correlacionado com fatores pertinentes ao ambiente de trabalho, gerando insatisfação com a profissão e sintomas que permitem relacionar alguns destes profissionais com a Síndrome de Burnout.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/806
Aparece nas coleções:Medicina do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Revisão Final_03_04_2012.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.