Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/840
Título: CITOPATOLOGIA ONCÓTICA: ASPECTOS INTERVENIENTES NA PRÁTICA ENTRE MULHERES DE UMA UNIDADE DE SAÚDE EM DOM PEDRO-MA
Autor(es): CORREIA, THAMIRES MARIA DE AMORIM
Palavras-chave: Colpocitologia oncótica
Câncer de colo do útero
Data do documento: 2012
Resumo: O câncer de colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres no mundo, o qual pode ser prevenido pela realização do exame de colpocitologia oncótica, um eficiente método de prevenção e/ou detecção precoce. Este estudo buscou conhecer quais os aspectos que de certa forma interviam para que as mulheres não aderissem ao exame de citopatologia oncótica. Utilizou-se o método quantitativo, as técnicas de obtenção de dados foram feitas através de entrevistas semi-estruturadas, contemplando 18 perguntas, e observação não participante com vinte usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Dom Pedro - MA, no período de novembro de 2011. Os resultados foram analisados da seguinte maneira juntou - se todos os questionários com o objetivo de organizar as informações, consolidou - se e tabulou-se os dados obtidos. Na análise dos dados foi possível identificar que a maioria das mulheres tinha entre 20 e 30 anos, uma grande parte casada. Observou-se que elas têm pouco conhecimento sobre o câncer de colo uterino e consideram o exame de colpocitologia oncótica como um importante método de detecção e não como uma forma de prevenção que deve ser incorporado na rotina dos exames ginecológicos. Desta forma, percebeu-se a necessidade de repasse de informação sobre o exame preventivo, de maneira personalizada para intervenção do profissional de saúde, no momento do exame.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/840
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho corrigido final.pdf949.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.