Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/871
Título: LEISHMANIOSE VISCERAL: características epidemiológicas, conhecimentos e práticas em área de cobertura do Programa Saúde da Família – São José de Ribamar – MA.
Autor(es): CAVALCANTE, ALINE ARAÚJO
SANTOS, CAMILA NEVES DOS
AMANCIO, NARJARA BARROS
OLIVEIRA, SABRINA VARÃO
Palavras-chave: Leishmaniose Visceral
Data do documento: 2006
Resumo: O estado do Maranhão demonstra que nos últimos vinte anos tem ocorrido grande expansão do calazar principalmente nas áreas periurbanas dos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e na capital São Luís. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa dos dados com 120 famílias residentes no município de São José de Ribamar – Ma, com o objetivo central de estudar os conhecimentos e práticas dessa amostra acerca da Leishmaniose Visceral. Aplicou-se um formulário com perguntas abertas e fechadas sobre dados sócio – econômicos, características epidemiológicas, conhecimentos e práticas sobre a doença. Do total dos entrevistados, houve predomínio do sexo feminino e faixa etária de 21 a 30 anos. Quanto à ocupação, a maioria era Do lar. De acordo com as características epidemiológicas, 71,7% moravam em casa de alvenaria 75% possuíam animais em domicílio e peridomicílio e 48,4% de animais silvestres em peridomicílio. Quanto aos conhecimentos e práticas, 100% já ouviram falar em calazar porém, apenas 38,4% souberam responder de forma correta o meio de transmissão. Conclui-se que os conhecimentos e práticas dessas famílias sobre a doença são deficientes, havendo a necessidade de desenvolvimento de ações educativas em saúde.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/871
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mono reta final (1).pdf470.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.