Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/896
Título: ADESÃO DO IDOSO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL, PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, BAIRRO SÃO MIGUEL, VARGEM GRANDE NO MARANHÃO
Autor(es): LIMA, ANTONIO BORBA
LIMA, AURELICE GOMES FONSECA
LIMA, SILVANA GASPAR LOPES
Palavras-chave: Envelhecimento
Hipertensão Arterial
Programa Saúde da Família
Data do documento: 2007
Resumo: O envelhecimento é um processo natural repleto de modificações biológicas, psicossociais e econômicas que repercutem na qualidade de vida dos idosos. Com o aumento da expectativa de vida da população no Brasil, estima-se que no ano de 2025 teremos mais de 33 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, fazendo emergir um sério problema de Saúde Pública: o aumento das doenças crônicas, entre elas, a hipertensão arterial, doença que por muitas vezes, não apresenta sintomas ou estes passam despercebidos, fazendo com que o indivíduo não procure tratamento especializado. Este trabalho tem como objetivo analisar a situação do indivíduo hipertenso em uma Equipe do Programa Saúde da Família, entendendo, como acontece sua adesão ao tratamento de controle da hipertensão arterial. A pesquisa foi realizada com 78 idosos hipertensos do bairro São Miguel, Vargem Grande (MA), onde foram aplicados questionários com perguntas que mostrassem o perfil destes hipertensos, fatores de risco, adesão ao tratamento e ações do PSF no acompanhamento aos idosos. Constatou-se a presença de fatores de riscos tais como: obesidade em 30,8% (24 idosos), diabetes em 17,9% (14 idosos), sedentarismo em 76,9% (60 idosos) e consumo de café com 55,15 (43 idosos). Muitos hipertensos disseram que não costumam interromper o tratamento, constatando melhora com o tratamento, freqüência nas consultas e satisfação com o trabalho desenvolvido pela equipe de saúde. Concluímos que o atendimento da equipe está sendo bem aceito pelo grupo estudado, o que repercute na adesão ao tratamento do controle da hipertensão arterial.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/896
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia parte 2 trabalho.pdf869.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.