Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/902
Título: VISÃO DAS MULHERES QUANTO AO EXAME DE PREVENÇÃO DO C NCER DE COLO UTERINO, ATENDIDAS PELA ESF DE VARGEM-GRANDE - MA
Autor(es): NASCIMENTO, CRISTINA ROS NGELA SILVA DO
MUNIZ, LUZINEIDE ALENCAR
VIANA, MARINA FRASSINETE ROSÁRIO
CARVALHO, RAQUEL PEREIR
Palavras-chave: Câncer de colo uterino
Exame de Papanicolau
Data do documento: 2007
Resumo: Estudo quantitativo e descritivo, realizado em uma Unidade de Saúde no município de Vargem-Grande – MA com o objetivo de conhecer a visão das mulheres a respeito do exame de prevenção do câncer de colo uterino. Fizeram parte da pesquisa 60 mulheres que compareceram a Unidade Básica de Saúde da Família no período de junho a agosto de 2006. Os dados foram coletados através de entrevistas e preenchimento do questionário antes da coleta do exame de Papanicolau. As características pesquisadas foram relacionadas a: cliente fez algum exame preventivo, doenças que podem ser prevenidas, fez exame de prevenção anteriormente, como se sente diante da realização do exame . Os resultados demonstraram que as mulheres eram lavradoras, que já haviam realizado o exame pelo menos uma vez. Sendo 42,9% com segundo grau completo, quanto ao tempo do último exame 41,3% afirmaram que nunca fizeram exame em menos de um ano. Em relação às doenças que podem ser prevenidas 47,1% destacaram a AIDS. Quanto à importância do exame preventivo 69,1% afirmaram ser essencial para prevenção do câncer de colo de útero.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/902
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel-ultima[1].pdf637.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.