Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/905
Título: AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA AOS IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL – CONJUNTO SÃO RAIMUNDO – SÃO LUIS-MA
Autor(es): LOPES, ELENICE JARDIM
ASSUNÇÃO, JEANNE MARIA LIMA
DINIZ, LUCIANNY CASTRO
MOTA, MARCUS PLÍNIO DE JESUS CHAVES
Palavras-chave: Idosos
Hipertensão
Diabetes
Data do documento: 2007
Resumo: Este estudo foi realizado com idosos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados por duas Equipes de Saúde da Família em uma Unidade de Saúde da Família do conjunto São Raimundo do Município de São Luís, Maranhão. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo que teve como objetivo conhecer as ações desenvolvidas pelo programa de saúde da família aos idosos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se um formulário que foi preenchido através da visita domiciliar aos idosos. Como resultado constatou-se: predominância do sexo feminino, maior percentual de aposentados, de idosos morando com familiares sem companheiro, com ensino fundamental incompleto e com renda de 1 a 2 salários mínimos. A patologia mais apresentada foi a hipertensão arterial. A maioria dos idosos recebe visita mensal dos Agentes Comunitários de Saúde e realizam consultas médicas e de enfermagem regularmente. Dos 66 idosos estudados, praticamente 100% recebem medicamentos para a patologia apresentada e a maior parte refere ser encaminhado para exames laboratoriais e tratamento médico especializado.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/905
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELENICE NORMALIZAÇÃO CONCLUÍDA.pdf445.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.