Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/944
Título: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS E A OCORRÊNCIA DOS ACIDENTES OCUPACIONAIS NO HOSPITAL MUNICIPAL E PRONTO SOCORRO DR. JOÃO VIANA. CAXIAS – MA
Autor(es): ALVARENGA, ALESSANDRA GOMES
SERRA, NIVIA REJANE RODRIGUES
Palavras-chave: risco biológico
segurança no trabalho
enfermagem
Data do documento: 2008
Resumo: Estudo descritivo com o objetivo de estudar os conhecimentos e práticas dos profissionais de enfermagem acerca da exposição aos riscos e à ocorrência dos acidentes ocupacionais no Hospital Municipal e Pronto-socorro Dr. João Viana em Caxias-MA. Os dados foram coletados por meio de um questionário auto-aplicável, realizado com 36 (trinta e seis) trabalhadores da equipe de enfermagem da instituição, no período de janeiro a fevereiro de 2008. Constatou-se que os acidentes ocorreram, predominantemente devido ao contato da pele e da mucosa com sangue, ferimento por material perfurocortante e a punção venosa foi a atividade exercida pela grande maioria dos profissionais durante o acidente ocupacional. Concluiu-se que os riscos de acidente com material biológico é uma realidade na vida dos profissionais de saúde e são necessárias mudanças no ambiente de trabalho e programas de prevenção para minimizar os acidentes em procedimentos de assistência aos pacientes.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/944
Aparece nas coleções:Enfermagem de Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO NIVIA 2.pdf492.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.