Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/949
Título: ESTUDO DA SITUAÇÃO DE VIDA E SAÚDE REFERIDA PELOS TRABALHADORES ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE EXTRATIVISTA DO COCO BABAÇU EM POÇÃO DE PEDRAS-MA
Autor(es): SOUZA, EDIUENE COSTA
GALVÃO FILHO, EDNALDO BEZERRA
Palavras-chave: extrativismo
acidente de trabalho
Data do documento: 2008
Resumo: Estudo descritivo de caráter quantitativo, sobre a situação de vida e saúde, referidas pelos trabalhadores, que estão envolvidos na atividade extrativista do coco babaçu, no município de Poção de Pedras/Maranhão, tanto na zona urbana como rural. O levantamento dos dados deu-se inicialmente através das fichas cadastrais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município em estudo. Posteriormente foram aplicados questionários junto ao domicílio das pessoas envolvidas no extrativismo do coco babaçu e filiadas ao Sindicato, os mesmos, contendo dados relacionados a zona onde residem, sexo, faixa etária, número de adolescentes e crianças envolvidas também nesta atividade,grau de escolaridade, renda familiar e os problemas de saúde, que os mesmos considerem estar relacionado com sua atividade, bem como o número de ocorrências de acidentes de trabalho. Os resultados obtidos após tabulação estão apresentados em forma de gráficos. Após a análise dos dados, fica claro, que a associação, por parte dos trabalhadores, entre trabalho e doença está fortemente ligado ao fator da dor, pois se torna limitante para o desempenho das atividades de trabalho, o que pode ser encarado como um risco para manutenção da sobrevivência destas pessoas. Observou-se a alta incidência de pessoas que já sofreram algum acidente, no entanto, pode-se constatar que, a notificação destes casos é praticamente nula, ficando a mesma apenas restrita aos casos de maior gravidade, onde há limitação física para o trabalho.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:Enfermagem de Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Textual_Normalizada.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.