Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/955
Título: ASPECTOS HIGIÊNICO-SANITÁRIOS DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS E DAS CANTINAS DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA
Autor(es): PENHA, DANIELA AGUIAR
RIBEIRO, DARCILÉIA
CARVALHO, FERNANDO JAIME GANDRA DE
PAULA, VILSA CARLA BORGEA DE
Palavras-chave: Manipulador
merenda escolar
Data do documento: 2008
Resumo: A merenda escolar tem fundamental importância para a nutrição e o desenvolvimento de alunos brasileiros, principalmente os que estão nas faixas etárias mais baixas, comprovadamente as mais suscetíveis às Doenças Transmitidas por Alimentos - DTAs. Dessa forma o presente trabalho objetivou avaliar os aspectos higiênico-sanitários dos manipuladores de alimentos que preparam e servem a merenda escolar na rede de educação infantil do município de São Luís-MA. Para tanto, em setembro de 2007, realizou-se visitas a 30 escolas públicas e foram coletadas 36 amostras das mãos dos manipuladores, através da técnica de swab, para análises de coliformes a 45°C e Staphylococcus aureus, assim como, avaliou-se procedimentos de higiene e aspectos sanitários, inquerindo-se os manipuladores, sustentados em Legislações Sanitárias vigentes. Os resultados das análises microbiológicas indicaram que 31% das amostras estavam contaminadas por bactérias, indicando condições insatisfatórias de higiene e, que 81,81% dos manipuladores tinham hábitos higiênico-sanitários básicos em desacordo com o que prevêem as Boas Práticas. Os resultados evidenciam que, embora os manipuladores possuam curso de capacitação em manipulação de alimentos, ainda apresentam deficiências nos seus hábitos de higiene.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/955
Aparece nas coleções:Vigilância em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4-ARTIGO-SBCTA.pdf770.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.