Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/965
Título: REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: contribuições para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior
Autor(es): JESUS, FERNANDO CÉSAR MORAES DE
SILVA, GEANE LIMA DA
ARAÚJO, JONAS MOURA DE
Palavras-chave: Didática
Docência
Ensino superior
Data do documento: 2008
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa e tem por finalidade conduzir a uma reflexão acerca da didática em uma perspectiva histórica, com vistas a explicitar as contribuições desta área do conhecimento para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior. Para tanto, busca- se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de mais relevante foi publicado sobre a temática. Além disso, delimita-se o tema em seu aspecto temporal, considerando-se o período compreendido entre 1970 a 1990, mas sendo considerados também alguns fatos históricos anteriores e posteriores a esse período como forma de contextualizar o trabalho ora apresentado. Inicialmente, são apresentados os dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, a metodologia e a revisão da literatura utilizada. Em seguida, um breve retrospecto histórico da didática, enfatizando sua gênese, seu ressurgimento no século XVII, com as grandes contribuições de notáveis pensadores da época, bem como breves considerações acerca da didática no Brasil, anterior a década de 70. Seguindo esse percurso, a didática no Brasil, da década de 70 até os movimentos atuais, passa a ser o foco da pesquisa. Entre outras questões, apresenta-se as mais diferentes concepções sobre a didática existentes no período delimitado. Parte principal do trabalho, a didática e o professor do ensino superior, faz referência as contribuições que a didática, ao longo do tempo, tem dado a formação, identidade e docência deste profissional. Por fim, são feitas as considerações finais para as quais a pesquisa direcionou, apontando novas possibilidades de outras reflexões e pesquisas.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/965
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jonas Moura de Araújo - Monog Esp. Laboro - 16.10.08.pdf200.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.