Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJESUS, FERNANDO CÉSAR MORAES DE-
dc.contributor.authorSILVA, GEANE LIMA DA-
dc.contributor.authorARAÚJO, JONAS MOURA DE-
dc.date.accessioned2023-06-12T17:11:50Z-
dc.date.available2023-06-12T17:11:50Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://localhost/jspui/handle/123456789/965-
dc.description.abstractA presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa e tem por finalidade conduzir a uma reflexão acerca da didática em uma perspectiva histórica, com vistas a explicitar as contribuições desta área do conhecimento para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior. Para tanto, busca- se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de mais relevante foi publicado sobre a temática. Além disso, delimita-se o tema em seu aspecto temporal, considerando-se o período compreendido entre 1970 a 1990, mas sendo considerados também alguns fatos históricos anteriores e posteriores a esse período como forma de contextualizar o trabalho ora apresentado. Inicialmente, são apresentados os dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, a metodologia e a revisão da literatura utilizada. Em seguida, um breve retrospecto histórico da didática, enfatizando sua gênese, seu ressurgimento no século XVII, com as grandes contribuições de notáveis pensadores da época, bem como breves considerações acerca da didática no Brasil, anterior a década de 70. Seguindo esse percurso, a didática no Brasil, da década de 70 até os movimentos atuais, passa a ser o foco da pesquisa. Entre outras questões, apresenta-se as mais diferentes concepções sobre a didática existentes no período delimitado. Parte principal do trabalho, a didática e o professor do ensino superior, faz referência as contribuições que a didática, ao longo do tempo, tem dado a formação, identidade e docência deste profissional. Por fim, são feitas as considerações finais para as quais a pesquisa direcionou, apontando novas possibilidades de outras reflexões e pesquisas.pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleREFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: contribuições para a formação, identidade e docência do professor do ensino superiorpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Gestão e Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jonas Moura de Araújo - Monog Esp. Laboro - 16.10.08.pdf200.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.