Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/993
Título: CONHECIMENTO DE MULHERES SOBRE O EXAME DE PAPANICOLAU ATENDIDAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE ALTAMIRA NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ-MA
Autor(es): ARAUJO, DÉBORA DOMINICES DE
GOMES, LEIDIANE FONTENELE
ARAUJO, LUDMYLA AGUIAR DE BARROS
SANTOS, PATRÍCIA RACQUEL PINHEIRO
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde da mulher.
Esfregaço vaginal
Data do documento: 2008
Resumo: Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa desenvolvida na UBS de Altamira localizada no município de Alto Alegre do Pindaré - MA, objetivando identificar o conhecimento de mulheres quanto à importância, à freqüência do exame de Papanicolau, bem como seus cuidados antes de realizá-lo e causas que levam mulheres a não se submeterem a tal exame. Utilizou-se uma entrevista estruturada na coleta de dados durante a consulta ginecológica, com uma população de 40 mulheres. Os resultados mostram que as pesquisadas conhecem a importância do exame, a maioria realiza-o anualmente e a cada 2 anos, no geral, apresentam conhecimento satisfatório sobre os cuidados antes do exame. A vergonha de fazer o exame de Papanicolau e o medo do seu resultado são as principais causas atribuídas para a sua não realização. Conclui-se que os projetos educativos sejam direcionados para a importância, a freqüência e os cuidados necessários antes do exame de Papanicolau, como também, para a interação profissional-cliente durante a consulta ginecológica, visando a reduzir a vergonha e o medo dessas mulheres.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/993
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Laboro2.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.