Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost/jspui/handle/123456789/995
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS CASOS DE ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE PULMONAR EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA
Autor(es): RODRIGUES, DORALICE BRITO BARROS
PEREIRA, ELIENE MARIA CAVALCANTE
MENDONÇA, IDA VALÉRIA MONTEIRO
SOUZA, LILIANE DA CRUZ
Palavras-chave: Tuberculose Pulmonar
Fatores de abandono
Data do documento: 2008
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar os fatores relacionados ao abandono do tratamento da tuberculose pulmonar na Unidade Hospitalar Presidente Vargas, no ano de 2004, no município de São Luís – MA. Realizou-se um estudo descritivo, tendo sido utilizado para a coleta de dados o livro de registros da unidade, além da apreciação de um questionário semi-estruturado para se conhecer o motivo do abandono. Constatou-se que dos 340 pacientes com tuberculose pulmonar, 7 (sete) abandonaram o tratamento índice de abandono de 2,0%, somente 6 (seis) foram entrevistados, predominou o sexo masculino, na faixa etária de 19 a 52 anos de idade; a metade possuía nível de escolaridade incipiente; e a maioria tinha renda inferior ou igual a 1 salário mínimo; metade dos pacientes fazia uso de álcool e fumo. As causas alegadas foram: dificuldade de acesso, medo do tratamento e do ambiente hospitalar, negação da doença e dificuldade financeira. Conclui-se que os fatores identificados na pesquisa contribuíram para o abandono ao tratamento, e a implantação da estratégia DOTS nas equipes de PSF certamente aumentaria a adesão.
URI: http://localhost/jspui/handle/123456789/995
Aparece nas coleções:Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA IDA.pdf459.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.