Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais da educação infantil. A atividade lúdica, representada nesse estudo por jogos e/ou brincadeiras, pode ser um valioso recurso pedagógico capaz de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem da criança no âmbito escolar, em particular na sala de aula. Assim, pode-se afirmar que são muitos os benefícios que o jogo traz para a criança, pois proporciona momento de interação, euforia, entretenimento e compromisso com o aprender. Este estudo tem como metodologia de pesquisa a pesquisa bibliográfica, no qual foram utilizados, artigos, revistas, trabalhos publicados com a problemática aqui debatida, entre outros. A ludicidade segue o ser humano em todos os trajetos da vida, porém sua funcionalidade em atender a necessidade individual e coletiva faz a diferença, é um processo educativo apresenta toda uma estrutura de aprendizagem com propriedades desafiantes, então o professor se sentirá desafiado a integrar na sua prática pedagógica os recursos da brincadeira sem perder o foco da proposta que o brincar leva o aprender, então a aprendizagem no lúdico e a parte essencial a ser enfatizada. A escola é um lugar em que as ideias são reorganizadas, amadurecidas, portanto, é no contexto escolar que as respostas são construídas. No âmbito da ludicidade essas respostas fruto das indagações são formadas, mediante as necessidades que cada aluno apresenta, sendo responsável o professor, o mediador do conhecimento que deve conduzir o seu trabalho valorizando as brincadeiras no seu contexto de promover um ensino-aprendizagem significativo e amplo.