Abstract:
Esta pesquisa trata do brincar na Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento por meio dos mesmos e o ensino-aprendizagem. Foi feito uma revisão de literatura, onde destacam-se os seguintes autores Kishimoto (2018), Silva (2017), Boto (2018), Piccolo (2009), entre outros. onde foram fundamentais para o entendimento de como o brincar podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Como resultados observa-se na literatura que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança, sendo um dos recursos mais eficazes para ela adquirir conhecimento. Portanto, o uso de jogos e brincadeiras devem ser avaliados como uma metodologia importante para a aprendizagem, que dar valor as aos diversos modos de conhecimento e formar cidadãos com consciência universal. Conclui-se que o jogo e brincar permitem novas maneiras de ensinar, principalmente quando associadas a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infraestrutura, proporcionando assim, uma educação de qualidade, estimulando interesses essenciais das crianças e facilitando o processo de aprendizagem.