Abstract:
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o transtorno do espectro autista e do papel da gestão escolar na inclusão dessas pessoas no âmbito educacional. Tem como objetivo analisar a política de inclusão e os seus reflexos na socialização e no ensino aprendizagem da pessoa com autismo, observando sistematicamente a atuação da gestão nas adaptações que ela fará para o recebimento desses alunos. A pesquisa pautou-se em estudos de referenciais teóricos que defendem as leis de inclusão e valorizam as mudanças do planejamento escolar e a formação para os professores para atenderem na perspectiva da diversidade e da aprendizagem inclusiva. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, com embasamento em Libâneo, Lucke e Vieira que defendem a gestão democrática com a participação da comunidade na tomada de decisões referente a organização escolar. Também incluiu a pesquisa documental de instrumentos técnicos norteadores como o Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais que faz a contextualização sobre o surgimento do autismo, buscou-se referencias de outros estudiosos como Brito e Siqueira que apontam a manifestação do autismo, seus estereótipos e conclusões após o diagnóstico. Por fim, Mantoan com estratégias de ensino para os alunos com necessidades educacionais especiais e o Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado que visa a realização de ações, nas quais a gestão tem importante participação na relação com a família para a melhoria do processo ensino-aprendizagem do aluno autista.