Abstract:
No processo de educação a criança desenvolve tanto habilidades e conhecimentos cognitivos, quanto
interação social com outras crianças. Quando se trata desse processo relacionado a crianças especiais
ainda é encarado como desafio para muitas instituições, isto porque nem sempre estão preparadas.
Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso em uma escola particular, o qual procura
compreender como tem se dado o processo de inclusão da criança com TEA no contexto da instituição,
assim se buscou a resposta para a pergunta: Como se dá o processo de inclusão dos estudantes com
TEA nos anos iniciais do ensino fundamental na escola particular? Para responder o questionamento
foram traçados três objetivos, sendo estes descrever informações sobre os principais aspectos da
educação especial e enfatizar as características do TEA, apontar as dificuldades do processo de
inclusão escolar do estudante com TEA e apresentar as características da escola onde foi realizada a
pesquisa. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, seguindo abordagem qualitativa explicativa
por estudo de caso onde se utilizou ferramentas de entrevistas do tipo semiestruturadas. Para
embasamento bibliográfico, foram utilizados autores como Melo (2007), Backes, Zanon e Bosa (2017),
Coelho, Vilalva e Hauer (2019). Como resultado, se verificou que o estudante com TEA em questão
estuda em uma escola bem estruturada e possui apoio de equipes multidisciplinares, e que a inclusão
do mesmo está sendo fundamental para o seu desenvolvimento.