DSpace Repository

INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.author PINHEIRO, GRACILENE LIMA DE OLIVEIRA
dc.date.accessioned 2023-06-14T12:19:27Z
dc.date.available 2023-06-14T12:19:27Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1041
dc.description.abstract No processo de educação a criança desenvolve tanto habilidades e conhecimentos cognitivos, quanto interação social com outras crianças. Quando se trata desse processo relacionado a crianças especiais ainda é encarado como desafio para muitas instituições, isto porque nem sempre estão preparadas. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso em uma escola particular, o qual procura compreender como tem se dado o processo de inclusão da criança com TEA no contexto da instituição, assim se buscou a resposta para a pergunta: Como se dá o processo de inclusão dos estudantes com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental na escola particular? Para responder o questionamento foram traçados três objetivos, sendo estes descrever informações sobre os principais aspectos da educação especial e enfatizar as características do TEA, apontar as dificuldades do processo de inclusão escolar do estudante com TEA e apresentar as características da escola onde foi realizada a pesquisa. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, seguindo abordagem qualitativa explicativa por estudo de caso onde se utilizou ferramentas de entrevistas do tipo semiestruturadas. Para embasamento bibliográfico, foram utilizados autores como Melo (2007), Backes, Zanon e Bosa (2017), Coelho, Vilalva e Hauer (2019). Como resultado, se verificou que o estudante com TEA em questão estuda em uma escola bem estruturada e possui apoio de equipes multidisciplinares, e que a inclusão do mesmo está sendo fundamental para o seu desenvolvimento. pt_BR
dc.subject TEA pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Um estudo de caso pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account