DSpace Repository

A PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, ANDREA MATOS DE
dc.date.accessioned 2023-06-14T14:11:36Z
dc.date.available 2023-06-14T14:11:36Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1067
dc.description.abstract Revisão de literatura que envolve a temática Psicologia da Educação e Formação de Professores e objetiva analisar como se dá a articulação entre Psicologia e prática pedagógica a partir dos conceitos de profissionalidade docente que discute a docência como um ofício e para tal deva existir uma qualificação especial e a Psicologia seria um componente formativo nessa qualificação. O eixo central do problema situa-se, portanto, nas contribuições da Psicologia para a prática pedagógica, pretendendo revisar como o professor pode se valer dos conhecimentos da Psicologia em sua ação e reflexão pedagógicas. Para tanto, busca-se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de mais relevante foi publicado sobre a temática num período de 2000 a 2006. Inicialmente são apresentados dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, os objetivos e a metodologia. Em seguida, a conceituação de profissionalidade docente enfocando os elementos constituintes da Docência, seus paradigmas atuais e ainda, discussão sobre a disciplina Psicologia da Educação presente nos cursos de formação de professores. Por fim serão apresentados os resultados finais para as quais a pesquisa direcionou, apontando novas perspectivas e possibilidades sobre a temática da docência. pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Psicologia da Educação pt_BR
dc.title A PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account