DSpace Repository

A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CURSO DE HISTÓRIA: ENTRE O REAL E O IDEAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA NETO, HÉLIO MARINHO DE
dc.contributor.author SILVA, JOSÉ RIBAMAR PORTELA E
dc.contributor.author OLIVEIRA, ROGERIO FERREIRA
dc.date.accessioned 2023-06-14T14:17:19Z
dc.date.available 2023-06-14T14:17:19Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1069
dc.description.abstract Abordagem qualitativa sobre a percepção da pesquisa como principio educativo dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES), desenvolvida a partir da elaboração de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, e questionários abertos e fechados direcionados aos docentes e discentes do referido curso. Foram entrevistadas 4 pessoas , sendo 3 discentes e 1 docente do curso durante o período de Novembro de 2008. Os homens perfizeram 75% da pesquisa, na faixa etária de 20 a 30 anos, que ingressaram no curso mediante vestibular tradicional, tendo como ocupação predominante o serviço público e empresas privadas. Todos afirmaram que antes de ingressar no curso de História, não tiveram contato com a prática da pesquisa e mesmo como discente do curso continuaram não sendo estimulados a não sendo estimulados a utilizar a pesquisa como prática acadêmica. Constata-se que ouvindo os principais envolvidos no processo de construção do conhecimento do curso é de fundamental relevância para identificar suas adversidades e assim procurar supera-las. pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO CURSO DE HISTÓRIA: ENTRE O REAL E O IDEAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account