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SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO E DE BURNOUT EM EDUCADORES

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dc.contributor.author CRUZ NETO, PEDRO VIEIRA DA
dc.date.accessioned 2023-06-15T14:47:06Z
dc.date.available 2023-06-15T14:47:06Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1166
dc.description.abstract Estima-se que a síndrome do túnel do carpo ocorre mais em mulheres com faixa etária entre 40 a 70 anos; os primeiros sintomas ocorrem após um trabalho manual intenso e repetitivo, que atingem as mãos e os dedos. O tratamento poderá ser medicamentoso, cirúrgico e fisioterápico. A Síndrome de Burnout é um fenômeno multidimensional constituído por três dimensões: “Exaustão Emocional”, “Despersonalização” e “Realização Profissional Reduzida”; a freqüência de doenças como a síndrome do túnel do carpo contribuem para a discussão dos aspectos pertinentes à relação dessa morbidade com o trabalho docente. Os educadores estão expostos a diversos riscos pessoais que cumulam com o estresse próprio do contexto ocupacional, da organização escolar, do nível de ensino em que atuam, contabilizando para o desenvolvimento do Burnout como a síndrome da desistência do professor. Ressaltamos que a Ergonomia é fundamental para a saúde dos professores devendo ser aplicado adequadamente dentro dos espaços escolares para prevenir as síndromes ocupacionais. pt_BR
dc.subject Túnel do carpo pt_BR
dc.subject Burnout pt_BR
dc.title SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO E DE BURNOUT EM EDUCADORES pt_BR
dc.type Article pt_BR


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