Abstract:
O Programa Saúde da Família (PSF) surge como uma nova estratégia de atenção à saúde e de reorientação do modelo de assistência. Partindo desse pressuposto, o presente artigo tem como objetivo estudar o processo de trabalho de profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família no âmbito da educação em saúde voltado para a criança e adolescente, a partir de uma revisão bibliográfica. O estudo envolve metodologia descritivo-reflexiva, e foi realizado a partir de busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, onde foram encontrados artigos completos da Scielo, Lilacs, Revista Brasileira de Enfermagem, Interface – Comunicação, Saúde, Educação, RFO UPF, Ciência Saúde Coletiva e Caderneta de Saúde Pública. Outras fontes de pesquisa foram os Periódicos da CAPES, Domínio Público e publicações do Ministério da Saúde. A análise possibilitou perceber as ações programáticas, preventivas e de intervenção aos adolescentes desenvolvidas pelos profissionais de nível superior da Estratégia Saúde da Família, através da percepção dos profissionais quanto às práticas de atenção à saúde para este grupo etário. Os autores pesquisados são unânimes de que a promoção da saúde requer a integração e aplicação de vários conhecimentos e habilidades profissionais, nos quais é necessário investir através da educação permanente em saúde. Pretendemos, também, estabelecer a complementação da formação acadêmica através deste estudo, nas Equipes de Saúde da Família, para melhor acolher e atender os adolescentes nas suas diversas necessidades e anseios.