Abstract:
Trata-se de um relato de experiência em um processo de Acreditação Hospitalar ocorrido em unidades especificas como Centro Cirúrgico e Hemodinâmica. O estudo mostra que cada dia mais instituições de saúde preocupadas com competitividade do mercado e com a expectativa de atender as demandas solicitadas pelos seus clientes sejam eles internos ou externos, estão buscando cada vez mais alcançar elevados padrões assistenciais através dos selos/certificações. Para que este objetivo seja alcançado são necessárias mudanças profundas na cultura das instituições e principalmente de seus profissionais de todas as categorias. Observou-se neste estudo que enquanto não existir a colaboração de todos os profissionais, principalmente da classe médica e de enfermagem não há possibilidade nenhuma da instituição conseguir qualquer selo que seja, pois especificamente estes profissionais são na instituição os que mantêm maior contato com os pacientes e seus familiares e que participam de todos os processos relacionados à assistência e segurança destes. Acreditamos que as instituições que atingirem estes objetivos e mantiverem suas ações baseadas em indicadores associado a uma educação permanente eficaz certamente contemplará todos os padrões preconizados por qualquer agência certificadora e conseguirá assim atingir o seu objetivo (obtenção do selo).