Abstract:
Tendo em vista o crescimento de estudos acerca da hospitalidade em diversos contextos e a realidade dos serviços de saúde pública no Brasil, objetivou-se com o presente relato, avaliar a visão de usuários quanto à hospitalidade nas unidades de saúde pública em São Luís; investigar as unidades de saúde onde os entrevistados buscam atendimento; avaliar a opinião dos entrevistados acerca da influência da hospitalidade em situações de conflito; bem como conhecer as contribuições do setor de hotelaria para o setor público. Esta pesquisa caracteriza-se como um relato de caso com informações obtidas através de uma base de dados secundários coletados no primeiro semestre de 2013, seguindo uma abordagem descritiva e quantitativa. Foram aplicados questionários eletrônicos com perguntas abertas e fechadas, direcionados aos usuários das unidades de saúde pública em São Luís, e os resultados deste estudo foram obtidos através da descrição dos dados. Portanto, 45% classificaram o atendimento nas unidades de saúde como regular, 22% péssimo, porém, 91% observa a hospitalidade como um fenômeno que minimiza conflitos, e 97% acredita que um bom atendimento pode resolver problemas identificados. Dessa forma, constatou-se que os usuários das unidades de saúde pública, além de ter uma necessidade física suprida, esperam ser bem acolhidos pelos profissionais dessas instituições, e que as práticas da hospitalidade podem melhorar o trabalho executado.