Abstract:
A humanização e o acolhimento fazem com que o Sistema Único de Saúde – SUS promova autonomia aos clientes envolvidos, bem como estabelece vínculos entre a equipe e os usuários, a fim de dar resolutividade aos serviços de saúde, garantindo assistência integral e o acesso universal (BRASIL, 2010). O objetivo deste trabalho é estudar a visão da enfermagem sobre o acolhimento humanizado aos usuários de saúde, de acordo com a literatura especializada. Trata-se de uma revisão bibliográfica, no período de 2009 a 2014, na base de dados Google Acadêmico, Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, Biblioteca Lilacs, Scielo, bem como em livros. Para a busca utilizou-se os descritores: acolhimento, humanização e enfermagem. O estudo mostra que o acolhimento como atendimento integral em suas práticas, tem como ferramenta preponderante a escuta e a dificuldade mais destacada é a excessiva demanda. A enfermagem como agente do acolhimento pode ser o ponto de partida para fomentar muitas transformações no cotidiano da assistência e do acolhimento. Assim sendo, o acolhimento humanizado é a construção de um novo modelo assistencial que veio para incluir os usuários nos serviços de saúde e ao mesmo tempo capacitar profissionais de saúde e gestores na construção de um espaço mais democrático.