Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar os perfis de atendimentos psicológicos
no CRAS de Santa Inês. O CRAS é um equipamento responsável por prevenir situações
de violações de direito. Atende a famílias beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício
de Prestação Continuada. Este trabalho parte da análise da rede intersetorial e das
demandas em saúde mental do CRAS da cidade de Santa Inês. Os dados foram obtidos
das fichas de atendimentos psicossociais do CRAS no período de abril de 2014 a abril
de 2015. Os resultados demonstram que o maior percentual de pessoas buscaram
atendimentos psicológicos com a queixa de algum tipo de transtorno mental (70%),
queixas da atenção básica (12%) e uso abusivo de drogas (10%) seguidos das
dificuldades de aprendizagem (08%). Constatou-se que a maioria dos atendimentos
psicológicos eram demandas para saúde o que demonstra uma carência profissional para
atender essas demandas e uma falta de articulação intersetorial entre os serviços.