Abstract:
Este tema partiu da idéia em abordar os problemas existentes entre as pessoas no
ambiente de trabalho, que geralmente acontece por falta de gestão e liderança. Sabe-
se que um bom líder precisa apresentar características como: empatia, flexibilidade,
criatividade, bom relacionamento interpessoal, assertividade, segurança, poder de
persuasão, entre outras. Dessa forma, a equipe deve estar alinhada ao seu perfil e
capacitada para enfrentar os desafios e exigências do mercado buscando melhores
resultados em prol do sucesso da organização. O objetivo geral deste artigo é mostrar a
importância da liderança para o bom direcionamento dos conflitos, um dos fatores que
podem contribuir para um sucesso ou nao de uma equipe dentro do ambiente de
trabalho. São vários os conflitos que surgem entre as pessoas dentro de uma equipe de
trabalho, cabe ao gestor saber exercer sua liderança com excelência e qualidade para
passar segurança e competência aos seus liderados. Consideram-se como referencial
para a estruturação da presente revisão de literatura seguindo os caminhos propostos
pelos autores: Chiavenato (2004); Chiavenato (2005); Alves (2006); Ribeiro (2006);
Falconi (2014) e Fonseca (2015), entre outros. O período da pesquisa se iniciou em
2004 com abordagens importantes sobre gestão de pessoas apresentadas por
Chiavenato e finalizou em 2015 com aspectos relevantes sobre a liderança nas
empresas hoje. Como resultado, identificou-se os fatores que influenciam as pessoas
no ambiente de trabalho de uma empresa, por meio dos fatores como cooperação,
reconhecimento, motivação, satisfação, identificação com a empresa, comunicação,
conflito, remuneração e estabilidade, além de ter observado a presença da inovação e
criatividade como forma de se adiantar às tendências mundiais e acompanhar o
processo evolutivo organizacional.