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A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso na Faculdade Laboro, em São Luís-MA.

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dc.contributor.author MARÃO, PAULA ROBERTA SANTOS
dc.contributor.author PEREIRA, RAPHAELLA CASTRO
dc.contributor.author MELO, REINALDO JÚNIOR MARTINS DE
dc.contributor.author ARAÚJO, TALVANE MARLÚCIO ABREU
dc.date.accessioned 2023-06-19T20:20:04Z
dc.date.available 2023-06-19T20:20:04Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1500
dc.description.abstract Vive-se em um momento em que, mundialmente, se fala na inclusão das pessoas com deficiência nos ambientes sociais. Nas Universidades e Faculdades não poderia acontecer diferente, muitas foram às adaptações feitas para o atendimento dessas pessoas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar a forma na qual a Faculdade Laboro se preparou para receber as pessoas com deficiência motora. O principal foco desta pesquisa foi o ambiente físico, baseados na Norma ABNT/NBR 9050, de 2015. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizados referências bibliográficas, documentos, além de ter sido feito um estudo de caso na Instituição de Ensino Faculdade Laboro. De maneira geral, o trabalho mostrou que as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas, pois se trata de um direito. Essas pessoas precisam ser inseridas em um ambiente adequado e preparado para atender suas reais necessidades. A Faculdade Laboro mostrou que grande parte de sua estrutura está preparada para receber as pessoas com deficiência motora, entretanto, algumas melhorias ainda precisam ser feitas.Vive-se em um momento em que, mundialmente, se fala na inclusão das pessoas com deficiência nos ambientes sociais. Nas Universidades e Faculdades não poderia acontecer diferente, muitas foram às adaptações feitas para o atendimento dessas pessoas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar a forma na qual a Faculdade Laboro se preparou para receber as pessoas com deficiência motora. O principal foco desta pesquisa foi o ambiente físico, baseados na Norma ABNT/NBR 9050, de 2015. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizados referências bibliográficas, documentos, além de ter sido feito um estudo de caso na Instituição de Ensino Faculdade Laboro. De maneira geral, o trabalho mostrou que as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas, pois se trata de um direito. Essas pessoas precisam ser inseridas em um ambiente adequado e preparado para atender suas reais necessidades. A Faculdade Laboro mostrou que grande parte de sua estrutura está preparada para receber as pessoas com deficiência motora, entretanto, algumas melhorias ainda precisam ser feitas. pt_BR
dc.subject Deficiência Motora pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.title A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA NA EDUCAÇÃO: um estudo de caso na Faculdade Laboro, em São Luís-MA. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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