Abstract:
Esta pesquisa aborda o desenvolvimento histórico da qualidade, dando ênfase a
seus princípios e correlacionando sua abordagem com os serviços públicos
educacionais. Evidencia-se a partir da revisão de literatura de temas como
qualidade, serviço público e educação. Demonstra a importância da gestão da
qualidade para lidar com desafios existentes na criação de um sistema educacional
público, que oferte um serviço eficaz, eficiente e que satisfaça as necessidades da
sociedade. Apresenta-se como recurso para as organizações, com o regulamento de
princípios da qualidade do serviço público que servem de garantia para melhorar a
estrutura educacional. Busca despertar para as gestões públicas educacionais um
aprofundamento do conhecimento de tudo que permeia a qualidade, com a
finalidade de se perseguir a excelência na prestação de serviços. Salienta-se
através da reflexão de autores precursores e na apresentação de sistemas
brasileiros já existentes, enfatizando ações que ajudam a melhorar os resultados na
educação das gerações atuais e futuras.