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A hanseníase representa um problema de saúde pública no Brasil pelos altos
índices de prevalência e incidência. É uma doença infectocontagiosa de evolução
lenta, manifesta-se por sinais e sintomas dermatoneurológicos, comprometendo a
capacidade de sentir dor, a visão e o tato. O objetivo deste estudo foi analisar como a
enfermagem atua no contexto da educação em saúde na hanseníase. Trata-se de uma
pesquisa de revisão de literatura. Foram identificados artigos de pesquisas que
contemplassem o tema proposto, indexados na base de dados Scielo da Biblioteca
Virtual em Saúde (BIREME), Ministério da Saúde. O critério de seleção dos artigos
foi respectivamente a data de publicação dos últimos dez anos, com idioma em
português. Analisou-se criteriosamente o conteúdo bibliográfico, no intuito de
esclarecer os objetivos formulados para que tivesse uma interpretação e uma
análise exata das fontes pesquisadas. Verificou-se por meio dos artigos pesquisados
que o enfermeiro, como parte integrante da equipe e historicamente educador nas
suas ações de saúde, poderá contribuir para a reflexão sobre as possibilidades de
reorientação das práticas assistenciais nessa área, objetivando prestar uma
assistência de qualidade, voltada para o cliente e suas reais necessidades. Além da
importância da educação em saúde no contexto da hanseníase, pois objetivam,
principalmente, reduzir a morbidade expressa pela incidência e prevalência da
doença, além de reduzir os danos causados pela mesma, expressos pela gravidade
das incapacidades físicas e psicossociais. Conclui-se dessa forma, o quão é
importante a educação em saúde, tanto para o paciente quanto aos familiares e
comunidade, no sentido de desmistificar a doença e favorecer a sua compreensão,
buscando estimular a adesão ao tratamento e às medidas de prevenção de
incapacidades. |
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