Abstract:
O objetivo deste estudo é descrever através de revisão de literatura a utilização do
coaching como instrumento de marketing para empresas da área de saúde. Diante
da concorrência e competitividade do mercado, torna-se essencial o investimento
das empresas do ramo de saúde em ferramentas de coaching, visando
aperfeiçoamento da organização, utilizando técnicas adequadas de
acompanhamento, treinamento e desenvolvimento pessoal. A utilização das
estratégias adequadas resulta em melhorias no perfil das empresas, tendo em vista
a oferta de um serviço de qualidade e constante qualificação dos colaboradores, que
gera aumento na produtividade e favorece a interação e o relacionamento entre
colaboradores, gestão e pacientes, sendo este um diferencial. No âmbito da saúde,
observa-se aumento da responsabilidade, pressão e tensão por parte dos
colaboradores, pelo fato do trabalho envolver vidas de seres humanos que
atravessam períodos de adoecimento e estão muitas vezes fragilizados. Em virtude
dessa realidade, torna-se necessário identificar e impulsionar competências,
adequando às mais diversas funções, gerindo-as estrategicamente, promovendo
sempre o desenvolvimento pessoal e profissional. Sabe-se que o processo de
coaching e gestão de competências adotado pelas empresas da área de saúde,
pode levar a um diferencial no mercado, além de tornar tais empresas referencias de
qualidade criando um marketing positivo.