Abstract:
Abordagem da discussão sobre o Serviço Social e educação, apontando os
principais desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito
escolar no ensino fundamental na rede pública, a partir de aportes legais e
demandas postas nesta política, sobretudo no espaço escolar. A motivação em
estudar esse objeto de pesquisa sobreveio a partir da compreensão sobre a
Educação como um direito capaz de promover transformações sociais, sendo um
importante campo de intervenção profissional para o assistente social. A escola
ganha status quando percebe-se a presença de sujeitos históricos com diferentes
peculiaridades sociais, culturais e econômicas, evidenciando as desigualdades
sociais e se configurando como um espaço recheado de contradições, tendo
presente as expressões da questão social. Nesse sentido, essa pesquisa
inicialmente discute sobre Política de Educação, dando ênfase a história do Serviço
Social na educação, assim como as Bases Legais na Educação e a
Interdisciplinaridade. Logo após, reflete-se sobre os desafios e possibilidades da
inserção dos assistentes sociais no âmbito escolar, mais precisamente nas escolas
da rede pública de ensino, direcionando numa possível intervenção pautada nas
legislações pertinentes à categoria, no intuito de mediar os princípios fundamentais
de cidadania e o ciclo de violência e demais expressões da questão social que se
manifestam no âmbito escolar. A partir do estudo conclui-se, portanto, que se faz
necessário que a intervenção profissional seja centrada na universalização de
direitos, fazendo do ambiente escolar, um espaço propositivo e de execução de
Políticas Públicas, programas e projetos que visem a efetivação dos direitos desse
segmento populacional e de que é preciso ainda, uma ampliação de debates acerca
das atribuições e competências do Assistente Social na educação, tendo em vista a
possibilidade de inserção e intervenção nessa área.