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SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito escolar no ensino fundamental na rede pública

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dc.contributor.author DIAS, FADUA LETICIA MAIA
dc.contributor.author REIS, FLÁVIA MANOELA BAÊTA NASCIMENTO
dc.date.accessioned 2023-06-21T13:02:53Z
dc.date.available 2023-06-21T13:02:53Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/1717
dc.description.abstract Abordagem da discussão sobre o Serviço Social e educação, apontando os principais desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito escolar no ensino fundamental na rede pública, a partir de aportes legais e demandas postas nesta política, sobretudo no espaço escolar. A motivação em estudar esse objeto de pesquisa sobreveio a partir da compreensão sobre a Educação como um direito capaz de promover transformações sociais, sendo um importante campo de intervenção profissional para o assistente social. A escola ganha status quando percebe-se a presença de sujeitos históricos com diferentes peculiaridades sociais, culturais e econômicas, evidenciando as desigualdades sociais e se configurando como um espaço recheado de contradições, tendo presente as expressões da questão social. Nesse sentido, essa pesquisa inicialmente discute sobre Política de Educação, dando ênfase a história do Serviço Social na educação, assim como as Bases Legais na Educação e a Interdisciplinaridade. Logo após, reflete-se sobre os desafios e possibilidades da inserção dos assistentes sociais no âmbito escolar, mais precisamente nas escolas da rede pública de ensino, direcionando numa possível intervenção pautada nas legislações pertinentes à categoria, no intuito de mediar os princípios fundamentais de cidadania e o ciclo de violência e demais expressões da questão social que se manifestam no âmbito escolar. A partir do estudo conclui-se, portanto, que se faz necessário que a intervenção profissional seja centrada na universalização de direitos, fazendo do ambiente escolar, um espaço propositivo e de execução de Políticas Públicas, programas e projetos que visem a efetivação dos direitos desse segmento populacional e de que é preciso ainda, uma ampliação de debates acerca das atribuições e competências do Assistente Social na educação, tendo em vista a possibilidade de inserção e intervenção nessa área. pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escolas Públicas pt_BR
dc.title SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades de inserção do assistente social no âmbito escolar no ensino fundamental na rede pública pt_BR
dc.type Article pt_BR


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