Abstract:
Estudo sobre o projeto de vida dos adolescentes no Programa Brasil Vale Ouro a
partir da Estação Conhecimento Arari. Objetiva analisar os resultados alcançados
pelo PBVO, buscando perceber suas contribuições e significados para o processo
de construção de projetos de vida dos adolescentes participantes. Inicia com um
breve resgate sócio-histórico desse processo, desde a construção a concretização
dos mesmos. E, diante dessa abordagem, discorre especialmente sobre
adolescência, esporte e políticas públicas, dando destaque as suas possibilidades
de desenvolvimento. Em seguida, faz a caracterização do município, apresenta o
Programa, dando realce aos elementos fundamentais de suas particularidades,
contextualiza o campo de pesquisa e caracteriza o perfil de sete adolescentes
participantes, tecendo algumas observações, para posteriormente, desvendar seus
projetos de vida. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo,
com aporte teórico em autores/as e documentos como: Sóller (2006); Carvalho
(2008, 2010); Silvia, Amaral e Ribeiro (2014) e Cadernos de Referência (2013),
dentre outros, que fundamentam as análises dos dados e informações obtidas na
realização de entrevistas semiestruturadas com sete adolescentes. Com isso foi
possível obter embasamento para a compreensão das questões norteadoras desse
estudo. Identificam-se projetos de vida profissionais dos adolescentes entrevistados.
Percebem-se as influências positivas que o Programa vem exercendo nesse
processo de construção, bem como os resultados alcançados, tais como: o
fortalecimento da autonomia, o desenvolvimento de potencialidades esportivas e
consciência crítica de seus participantes. Aponta-se a insuficiência de políticas
públicas municipais esportivas e a necessidade de investimento em projetos sociais
voltados a esse público-alvo.