Abstract:
A ética é definida como o estudo dos juízos de apreciação que refletem à conduta humana suscetível de qualidade do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade. É ainda, definida como um conjunto de regras, princípio ou maneira de pensar que guiam as ações de uma pessoa ou de um grupo. O ensino da ética na formação de enfermeiros representa uma esfera essencial na construção do papel desses futuros profissionais. Questões éticas permeiam as experiências pessoais, as vivências no ensino e no trabalho. Dessa forma, os docentes são responsáveis por proporcionar espaços e construir estratégias onde os alunos possam identificar o agir ético em todos os momentos da formação. Considerando o estudo da Ética e Bioética fundamental para o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem, que desenvolve uma assistência direta ao paciente, este estudo tem por objetivo conhecer o ensino da ética e bioética nos cursos de Enfermagem. Consiste em uma revisão integrativa cuja trajetória metodológica percorrida apoia-se na leitura exploratória. O levantamento bibliográfico foi realizado no período de 2015 a 2016, e utilizou-se as bases de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). O levantamento abrangeu artigos de periódicos publicados entre os anos de 2010 a 2016, disponíveis na íntegra, gratuitos e em língua portuguesa. Através dos artigos lidos, pode-se verificar que os cursos de graduação ofertam a disciplina de ética e/ou bioética, no entanto observou-se que há uma falta de padronização na oferta desta disciplina e que essa formação ainda esta pautada em apresentar o código de ética e os aspectos gerais da deontológia e os aspectos normativos da profissão, considerando assim, uma falha na formação dos profissionais de enfermagem. Considerando o que foi observado a partir das leituras dos artigos, para a formação dos profissionais de enfermagem torna-se necessário o conhecimento e reflexão sobre os temas de ética/bioética, de forma transversal e contínua, sendo oferecida durante todos os períodos da graduação.