Abstract:
Trata-se de uma revisão literária, sobre Tecnologia da Informação: estratégia de melhoria e
eficiência educacional em bibliografias pesquisadas no período compreendido de 1979 a
2016. As informações foram levantadas através de estudos de publicações nacionais e
periódicos indexados, impressos e virtuais, especificas ao tema, o posicionamento dos
escritores quanto a evolução do modo educacional e seus avanços tecnológicos dos últimos
tempos onde trouxeram dispositivos tecnológicos para nossas vidas, que estão inseridos no
contexto escolar, social e/ou familiar. A tecnologia de informação traz consigo diversos
recursos que atendem diversas áreas e uma delas é a educação. Alguns teóricos atuais se
posicionaram e definem que a tecnologia da informação aliada à educação podem facilitar o
ensino e a aprendizagem, ajudando os alunos a construírem seus conhecimentos, a serem mais
criativos e autônomos. De ante das informações coletadas nos estudos e tendo as opiniões e
posicionamento sobre a inserção da tecnologia da informação no âmbito educacional conclui-
se que a Tecnologia da Informação trouxe novas situações de aprendizagem e que o professor
deve gerenciar, portanto os professores precisam se capacitar por meio de cursos que ampliem
seus conhecimentos em torno das tecnologias digitais e de informações e dos seus recursos
para aplicá-los com eficácia em suas práticas. As constantes transformações que se
apresentam na atualidade, marcadas principalmente pelo avanço científico e tecnológico,
trazem novas perspectivas ao campo educacional e solicitam repensar a responsabilidade da
escola, no tocante a inserção das tecnologias no espaço de sala de aula; conferindo assim, uma
intencionalidade pedagógica.