Abstract:
Trata-se de um estudo a cerca da Educação Permanente dos trabalhadores da Atenção Básica, visando compreender a qualificação do profissional de saúde. Utilizou-se a revisão integrativa como metodologia que comtemplou as etapas de definição da questão norteadora e objetivos da pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão/exclusão das publicações (seleção da amostra), busca na literatura, análise e categorização do estudo, apresentação, análise e discussão dos resultados. Após a coleta e o exame das informações encontradas, quanto à Politica Nacional de Educação Permanente em Saúde evidenciou-se na literatura estudada uma “nova” abordagem sobre a educação dos profissionais da saúde pela definição de necessidades e redefinição do ambiente onde esse processo acontece. As unidades básicas de saúde configuram-se como suporte para o desenvolvimento da Política Nacional da Atenção Básica que agrega os atores políticos das esferas municipal, estadual e federal de forma descentralizada, desempenhando seus papéis em demandar, propor e desenvolver ações de Educação Permanente, alinhando às necessidades no atendimento aos serviços de saúde ofertados à sociedade. A Educação Permanente oferta ensino democrático, vislumbra discussão, instrumentalização e comunicação, alicerçando a construção de relações e processos em cada núcleo de modo igualitário na atenção básica.