Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir de forma contextualizada as
perspectivas e desafios relacionados ao avanço das tecnologias e uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TICs) na educação frente ao século XXl, com destaque
para a utilização da internet, dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e da for-
mação e atuação do professor e educador. O referido trabalho aborda ainda questões
sobre a ação dos educadores diante dos principais impactos causados pela inserção
dessas ferramentas. É feita ainda uma análise e crítica sobre o papel das tecnologias
no processo ensino aprendizagem, além de apresentar como proposta para a melhoria
da qualidade do ensino a parti do uso das tecnologias, a formação do professor e o uso
constante de dispositivos movéis. Por fim, destaca-se importância e necessidade de
implantar o uso das TICs no sistema educacional, além de se apresentar propostas pa-
ra a capacitação dos professores quanto ao uso das ferramentas tecnológicas nas salas
de aula para a alavancar processo ensino – aprendizagem e melhoria do funcionamen-
to da escola e o aprimoramento da gestão educacional pois, um docente capacitado,
com conhecimento sobre o uso da internet e suas ferramentas, é indiscutivelmente ne-
cessária para a educação contemporânea, uma vez que a mesma se encontra entrela-
çada em todo o âmbito da sociedade.