Abstract:
A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) veio sendo desenvolvido pelos alunos da UFMA no Centro de Ensino Médio Dayse Galvão de Sousa, por meio do subprojeto interdisciplinar de História/Sociologia no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência. Como objetivos específicos foi pretensão avaliar se os objetivos do programa (PIBID) foram alcançados a partir do subprojeto interdisciplinar de História\Sociologia da UFMA; conhecer as impressões que os sujeitos participantes possuem sobre o programa (PIBID) e investigar como foram desenvolvidas as atividades do PIBID interdisciplinar Sociologia\História. Dessa forma, teve-se a pretensão de conhecer o PIBID, sua política de atuação e seu desenvolvimento, a partir do estudo de sua implementação nesta escola da rede estadual em são luís. Em termos metodológicos a pesquisa teve aportes qualitativos, ou seja, buscou a articulação entre a objetividade e subjetividade, bem como as particularidades do momento histórico no qual estão situados os sujeitos. O estudo qualitativo permitiu avaliar aspectos referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na escola pesquisada e teve como principais resultados a necessidade de uma rearticulação da atuação do PIBID na escola no intuito de melhorar a formação inicial docente bem como a educação básica.