Abstract:
Este estudo de caso tem por objetivo medir e avaliar as condições
luminotécnicas presentes em ambiente de trabalho escolar, sala de aula e de
laboratório, de uma escola particular de ensino técnico e profissionalizante em São
Luís/MA, tomando por base os aspectos ergonômicos da iluminação no ambiente de
trabalho.
A iluminação de ambientes de trabalho é estabelecida pela Norma
Regulamentadora (NR) no
17, que, em seu item 17.5.3, especifica que “em todos os
locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou
suplementar, apropriada à natureza da atividade” e estabelece também, no subitem
17.5.3.3 que os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de
trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na Norma Brasileira
Registrada (NBR) 5413, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O estudo de caso foi realizado em uma sala de aula e um laboratório de
informática, escolhidos de forma a representar todas as salas e laboratórios da
escola técnica, pois todas apresentam características semelhantes, em dois turnos
distintos, matutino e noturno, através de medições do nível de iluminância desses
ambientes escolares, com o auxílio de luxímetro.
Os procedimentos de medição e análise dos dados foram baseados nas
normas NBR 5382/1985 (Verificação de Iluminância de Interiores) e NBR 5413/1992
(Iluminância de Interiores).
Os resultados das medições mostraram que os níveis de iluminação da
sala de aula e do laboratório de informática, de um modo geral, nos turnos medidos,
não estão completamente adequados às normas mencionadas anteriormente, pois o
fator ergonômico iluminação neste ambiente de trabalho está diretamente
1 Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Laboro, 2017.
relacionado à saúde e desempenho dos professores e alunos, portanto requer
medidas para sua adequação às normas, bem como deve também ser alvo de
preocupação da direção da escola, como meio de minimizar riscos ocupacionais e
atenuar seus efeitos negativos na qualidade do processo ensino-aprendizagem.